Blog

Orelha de abano: quando operar?

Sempre ouvimos falar sobre a cirurgia de correção da orelha de abano, mas pouca gente sabe qual a melhor hora de realizar o procedimento.

O QUE É?

A orelha de abano é caracterizada por uma abertura exagerada da hélice da orelha em relação ao crânio, sendo um problema comum em 5% da população. A cirurgia apresenta excelentes resultados com satisfação do paciente.

O objetivo do procedimento é restaurar a anatomia natural da orelha sendo esta complexa com inúmeras eminências e depressões.

QUANDO OPERAR?

Tecnicamente, o procedimento pode ser realizado a partir dos sete anos de idade, período em que a estrutura já está formada. O fator principal para a cirurgia é o bullying, que as crianças podem sofrer dos coleguinhas da escola quando começam a dar apelidos cruéis que deixam a criança desconfortável e insegura. Nos outros casos, o procedimento é indicado para pacientes que sente incômodo e desconforto com a forma de suas orelhas.

A otoplastia apresenta excelentes resultados com melhora da qualidade de vida dos pacientes.

Até a próxima!

 

Bibliografia

1Carrerao. S, Cintra H P L, Cardoso I F, Otoplastias (outras deformidades congênitas), Cirurgia plástica para formação do especialista,2011;365,382.

2 Melega J M, Fausto V, Mendes F H, Speranzini M, Fadul R, Otoplastia, Cirurgia Plastica os princípios e atualidades, 2011; 1072,1083.

3 Hornos A, Correção de orelha de abano por técnica combinada: análise de resultados e alteração da qualidade de vida, Rev. Bras. Cir. Plást. 2013;28(3):406-415 – Artigo Original.

4 Coltro PS, Alves HRN, Hiraki PY, Gallafrio ST, Fels KW, Ferreira MC. Avaliação da sensibilidade da orelha após otoplastia. Rev. Bras. Cir. Plást.2008;23(4):254-262.

Dr. Fábio Tacla Saad
Sobre o autor

Dr. Fábio Tacla Saad

Cirurgião Plástico
CRM MS 4713 / RQE 4151
  • Graduado em medicina, em 2004, pela Universidade Federal de Mato Grosso dos Sul – UFMS.
  • Cirurgião geral, formado pelo programa de residência médica do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul – HRMS.
  • Cirurgião plástico formado pelo programa de residência médica da Santa Casa – SBCG.
  • Complementou a sua formação no serviço de cirurgia plástica do prof. Ivo Pitanguy e acompanhou o dr. Paulo Müller, referência em lifting facial, no Hospital da Plástica, ambos no Rio de Janeiro.
  • Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – SBCP. (www.cirurgiaplastica.org.br).

Conteúdos Sugeridos

Gostaria de mais informações sobre nossos tratamentos?

Entre em contato conosco